Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês", diz o Senhor, "planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro. 

Jeremias 29:11


MOTO CLUBE

Regras básicas do motociclismo

"Se não sabe não faça. Se tiver dúvidas não faça. E se não precisa fazer, também não faça".

Ao andar com sua moto

Regra 01: Respeite as Leis de Trânsito CTB Lei 9.503;

Regra 02: Documento sempre em dia;

Regra 03: Motocicleta sempre revisada e em condições de trafegar;

Regra 04: Não utilize capacete não homologado (ex: tipo coquinho);

Regra 05: Farol baixo sempre ligado;

Trafegando na cidade

1. No Semáforo: Pare sempre sobre a linha divisória da pista. Um motorista distraído pode não vê-lo e uma pancada na traseira será certa. Também não pare atrás de veículos justamente para evitar uma colisão traseira, que evitará você ser prensado.

2. Andando com outras motos: Evite andar lado a lado, pois num eventual desvio de obstáculos precisará de espaço lateral.

3. Ultrapassagem: Não ultrapassar pela direita.

4. Estacionamento: Opte pelos estacionamentos de motos, pois estacionando entre os carros pode correr o risco de a sua moto ser derrubada. Estacione de frente pra rua (traseira pra calça), porque na hora de sair é mais fácil.

5. Costurar o trânsito: Pelo fato da moto ser um veículo versátil fazemos isso todo tempo, porém em vias de maior velocidade evite. Ultrapasse pelos corredores quando os veículos estiverem lentos e parados.

6. Farol: Sempre acesso. Isso permitirá ser visto mais facilmente pelos demais motoristas.

Trafegando na chuva

Se puder evitar, evite. Porém caso seja necessário tenha sempre seu traje de chuva, pois o frio e desconforto ajudam você perder a concentração.

1. Na Cidade: Evite o canto interno da curva. Lá esta toda sujeira que a chuva varre, além de ter óleo diesel que vazam dos veículos pesados, que são um verdadeiro sabão.

2. Poças D’agua: Evite as poças d’agua, pois geralmente elas escondem buracos.

3. Na pista: Na cidade ou na rodovia procure andar sempre na trilha dos veículos á uma distância segura, pois ele irá desviar dos buracos e obstáculos te “avisando” previamente. Com chuva irá aliviar o excesso de água nos pneus evitando assim a aquaplanagem.

4. Frear na chuva: Utilize mais freio motor. Nas frenagens utilize dos três freios: motor, traseiro e dianteiro, porem atenção ao freio a disco dianteiro, o primeiro toque no manete pode não ter a resposta imediata, se exercer mais força a agua entre do disco e as pastilhas irá secar rapidamente podendo causar um travamento, logo chão na certa.